Mecanismo da Alergia

Tipos de Alergia: Saiba como Identificar e Tratar seus Sintomas

ALIMENTOS QUE CONTÉM NÍQUEL PODEM CAUSAR ALERGIAS O Níquel é um metal encontrado na maioria das bijuterias para dar brilho às peças, e um dos maiores causadores de alergia na pele, ou seja, dermatite de contato alérgica. A lista inclui celulares, pilhas recarregáveis, talheres e bandejas de inox, maçanetas, moedas, CDs, instrumentos musicais, jóias, bijuterias e até mesmo alimentos. Muitos alimentos são capazes de causar reações alérgica, a exemplo do leite de vaca, ovo, amendoim, soja, nozes, peixes e frutos do mar (um grupo de alimentos que, segundo a ASBAI, estão entre aqueles que mais causam alergia, mesmo em pessoas que nunca apresentaram alguma reação anterior). Aproximadamente 85% das crianças perdem a sensibilidade à maioria dos alimentos (ovos, leite de vaca, trigo e soja) que lhes provoca alergia alimentar entre os 3-5 anos de idade. Nesse tipo, é importante alertar que alergia ao leite é diferente de intolerância à lactose. Nesse caso, o sistema imunológico interpreta o medicamento como uma substância estranha e capaz de gerar algum dano, atacando-a. Para se caracterizar como uma alergia alimentar, é preciso o envolvimento do sistema imunológico, que responde de forma exagerada contra constituintes dos alimentos, independentemente da quantidade consumida. A proteína do leite de vaca é a principal causa de alergia alimentar, mas outros alérgenos comuns são a soja, a clara do ovo, o trigo, o amendoim, as nozes, os peixes e os frutos do mar.

O teste de provocação duplo-cego placebo controlado (TPDCPC) é o padrão-ouro no diagnóstico de alergia alimentar.8 O TPDCPC consiste na administração promethazine comprar da proteína do leite de vaca e/ou placebo, em doses crescentes, em intervalos regulares, com monitoramento de possíveis reações clinicas. As reações alérgicas a medicamentos geralmente provocam urticárias, erupções cutâneas, inchaços, crises de asma e rinite. Existem medicamentos inalados com bom perfil de segurança na gestação. A poeira, os ácaros, os grãos de pólen, alguns alimentos e até mesmo medicamentos podem desencadear reações alérgicas, as quais podem causar sintomas como dificuldade para respirar, espirros e surgimento de manchas avermelhadas no corpo. Caracterizam-se por uma resposta anormal do sistema imunológico diante de alguns alimentos. Estes remédios impedem a ação da histamina, uma substância envolvida na resposta alérgica do corpo. A imunoterapia envolve a exposição da pessoa a doses progressivamente maiores do alergénio de forma a tentar modificar gradualmente a resposta do sistema imunitário. E, se a pessoa já tem alergia a um composto, ela também terá reações alérgicas a todos os produtos que contenham esse composto ou componentes que se assemelha químicamente ao mesmo.

Como identificar os primeiros sinais que a pessoa está com alergia a determinado produto? A maior parte dos casos de reações adversas aos alimentos é de origem não alérgica, como é o caso das reações tóxicas e das intolerâncias alimentares. A Alergia Alimentar ocorre mais frequentemente nas crianças pequenas onde o leite de vaca e o ovo são os alimentos mais comuns. Para muitas pessoas comer chocolate, pizza, camarão ou amendoim é uma situação normal, mas para outras a ingestão de determinados alimentos podem trazer graves conseqüências. Não visíveis a olho nu, suas fezes representam o maior grau de alergenicidade do ácaro, que se alimenta de pele descamada e outras substâncias ricas em proteína. Crises de rinite muito frequentes podem levar a outras complicações, como infecções (sinusite, amigdalites, faringites e otites, por exemplo) que devem ser controladas com antibióticos. Eles estão em suspensão no ar e em ambientes fechados como sótãos, porões e armários, mas podem aparecer também em banheiros, cozinhas, nos rejuntes de azulejos, em aparelhos de ar condicionado sem a devida manutenção, colchões, travesseiros e em locais quentes e mal ventilados.

Mas com paciência, apoio e acesso às informações corretas, fica mais fácil diagnosticar, tratar e curar. Ao contrário do que se pensa, a alergia não surge da primeira vez que se usa um remédio, mas sim com o uso repetido no de- correr do tempo. Isso acontece porque, uma vez que a barreira da pele for violada, as reações alérgicas podem acontecer em qualquer parte do corpo. Quando há reações cutâneas, é possível fazer testes alérgicos. Um pequeno número de pessoas não supera a alergia ao leite e permanece alérgico ao leite quando adulto. Por isso, se no primeiro contato ela não teve reação alérgica, isso não impedirá que ela possa ter nos próximos usos (alergia tardia). Além disso, o contato com os cosméticos podem, inclusive, levar a infecções secundárias nas unhas. Além disso, os sintomas de alergia começam a sumir já no início do tratamento. Além disso, recomenda-se evitar calor, bebidas alcoólicas e estresse, pois são fatores que pioram a alergia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *